segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: A CERTEZA da INCERTEZA

Atualmente, com a busca incessante pelo conhecimento, percebemos claramente que uma certeza do dia de hoje, já não é vista desta mesma forma amanhã. As mudanças na forma de pensar e distribuir as novidades vem mudando rapidamente, com a vontade do ser humano de sempre buscar mais e mais certezas. Assim, sempre paro e me pergunto: O que devo fazer para sempre me manter a procura de novos conhecimentos? Será que a ignorância pode ser vista com olhos produtivos?

A resposta para esta pergunta, se faz um tanto quanto necessária já que com o crescimento contínuo do conhecimento e da busca por novas descobertas, nunca sabermos o que podemos considerar como uma certeza e muito menos como lidar com elas. Temos que saber escolher o que é importante em nossas vidas, uma vez que conhecer todas as certezas é algo impossível para os seres humanos.

Um comentário:

  1. "O que devo fazer para sempre me manter a procura de novos conhecimentos?"

    Na internet jogam na nossa cara informação a todo momento, e tentar assimilar tudo que recebemos é uma batalha perdida, a tendência é começarmos a consumir apenas informações na nossa zona de conforto. Porém esse hábito está longe de ser o adequado, é importantíssimo sabermos explorar novas áreas.

    "Será que a ignorância pode ser vista com olhos produtivos?"

    A ignorância em si, aquela estática e preguiçosa, apesar de uma virtude, não é vista com bons olhos, até mesmo porque é digna de pessoas limitadas. Porém o ignorante que sabe o tamanho de sua ignorância e que, quando preciso, sabe como saná-la, é sim muito interessante. Segue abaixo meu respaldo filosófico:

    "A sabedoria é um paradoxo.O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância." Friedrich Nietzsche

    ResponderExcluir